quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Criando um DVD-Vídeo (.VOB, .IFO e .BUP)

Criar arquivos no formato DVD-Vídeo (.VOB, .IFO e .BUP) com Winavi

Facilidades: Converte para DVD dos formatos: "AVI" (DivX/XviD), "ASF", "MOV", "WMV", "SWF", "RM" e "RMVB".

O WinAVI é um dos mais rápidos conversores já vistos!Converte diretamente para o formato DVD e não em arquivos MPEG2, dispensando o uso de um outro programa para o autoring (autoração) do DVD: muito mais rápido, já que ele faz a conversão direta para arquivos DVD-Vídeo (igual aos DVDs vendidos nas lojas)!

Configuração: na tela principal do programa, clique no botão Menu (no canto superior esquerdo) e selecione Option...:

Os campos “Additional Options” ficam a critério do usuário: Em “Show the Codec Detecting Dialog” podemos visualizar os CODECs intalados no sistema. Em “Preview Movie” podemos visualizar o filme durante o processo – a opção “Refurbishing the preview in real time” (Se você habilitar esta opção, reduzirá a velocidade da conversão). Se desejar, marque também estas opções: “Use the built-in CD burner” para utilizar a ferramenta de gravação do próprio WinAVI, e “Shut down computer after all work has been completed” caso queira desligar o computador após todo trabalho ser concluído).

Faça suas escolhas e clique em OK.

Na tela principal do WinAVI podemos ver que é possível converter vários formatos de arquivos de vídeo para DVD/VCD/MPEG... Além disso, é possível também fazer a conversão para os formatos .WMV, .AVI ou .RM. (e vários arquivos ao mesmo tempo)

Conversão para DVD: Para isso, clique no botão DVD.

Selecione o arquivo que deseja e clique em Abrir. Exemplo aqui de um arquivo .AVI (DivX).

Observação sobre legenda: Caso tenha legendas no formato .SRT e o VobSub instalado, podemos inserir no DVD as legendas. Basta colocar o mesmo nome para ambos e deixá-los em um mesmo diretório.

Na tela seguinte, no campo “Select Output Directory”, selecione a pasta onde deseja salvar o arquivo convertido. Observe também se o campo “Select Output Format” está com a opção DVD selecionada.

Clique em “Advanced”:

Na aba DVD, podemos verificar algumas opções para o DVD que será criado:

No campo “Output Settings” eu faço assim: Seleciono “Constant Vídeo Size” pois nela podemos definir o número de discos e sua capacidade para posteriormente ser gravado.

Marco o campo “Set Chapter Length” algo em torno de 600 segundos (10 minutos).

No campo “Formato Alvo” e em “Proporção LxA”, quando não estou certo da escolha a ser feita, seleciono a opção “AUTO” para um ajuste automático.

No campo Preferências a primeira opção “By speed” a conversão é mais rápida, enquanto que “By quality” resulta numa melhor qualidade final.

No campo “Taxa de Áudio”, seleciono a opção 196000 para áudio original em MP3. Mas se o filme contém áudio AC3, seleciono também o campo “Enable DirectAC3” para que o som do filme original seja copiado para o futuro DVD.

Em “Encode”: em “Source Aspect Ratio” seleciono “AUTO”. Caso queira reparar algumas imagens que estejam com problemas seleciono “Soften Picture” (raramente necessário)

Voltando a janela inicial, clico em OK e o processo de conversão é iniciado. Durante o processo de conversão, podemos abrir uma janela de pré-visualização para ver o que está sendo feito (mas isso faz com que o programa demore mais para converter o arquivo), e/ou optar para que o computador seja desligado após o término do processo. Lembre-se que estamos realizando o encoding e ao mesmo tempo o autoring do DVD, assim, o WinAVI irá criar arquivos no formato DVD-Vídeo (.VOB, .IFO e .BUP). , agora basta aguardar!

E teremos um DVD pronto a rodar em qualquer DVD Player de mesa ou automotivo, como os DVDs comerciais vendidos nas lojas.

Como podemos ver, o WinAVI é muito simples, rápido e poderoso. Podemos criar um DVD a partir de um arquivo .AVI com apenas alguns passos e usando somente um programa.

Para converter um arquivo para o formato .AVI em poucos minutos e com ótima qualidade, fica para o próximo post, acompanhe o “Eu Faço Assim”.

Este post teve por base o tutorial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos Relacionados

Blog Widget by LinkWithin