domingo, 30 de agosto de 2009

Torrents – O que são e como baixar

Artigo adaptado de: Blogger da Fulaninha: Torrents – O que são e como baixar

Torrent

O que são torrents?

Primeiramente, eu vou falar das vantagens: os torrents são ideais para fazer download de ficheiros (arquivos) grandes pois têm velocidades de download maiores que os downloads normais por HTTP ou por FTP.

Em um download normal, o computador liga-se ao servidor e faz o download do arquivo. Mas, se muitas pessoas resolverem fazer download do mesmo ficheiro ao mesmo tempo, a velocidade desce. Já nos torrents, o computador liga-se diretamente a outros computadores e tornando assim os downloads mais rápidos.

Existem dois tipos de computadores a quem nós nos ligaremos para fazer a transferência. Ao que têm o ficheiro completo, chamam-se seeds. Os que ainda estão a transferir como nós chamam-se peers. Enquanto nós estivermos a transferir o ficheiro, nós seremos peers. Quando acabarmos de transferir o ficheiro passamos a ser seeds.

Enquanto se transfere por torrent, o utilizador pode notar que a internet está um pouco lenta. Isto deve-se à largura de banda que estas transferências de grandes dimensões reservam. Para resolver isto pode-se alterar os parâmetros nos programas ou então executar estas tranferências quando o computador está inactivo (à noite, quando se vai para o trabalho/escola, etc…).

Mas como baixar estes arquivos? Que programas devo utilizar?

Antes de mais nada você precisa baixar os torrents respectivos aos arquivos que você deseja. Pode ser músicas, vídeos, programas, jogos... enfim... Não se esqueça de escolher os que tem mais seeds e peers para garantir uma maior velocidade de download. Abaixo listarei alguns sites que conheço onde você poderá baixar os torrents:

Existe também um complemento para o navegador Mozilla Firefox que é uma barrinha (também chamada de toolbar), e que além de vários outros recursos, você pode pesquisar por arquivos torrent em 172 sites.

Para instalar: . http://www.google.com/tools/firefox/toolbar/FT3/intl/pt-BR/

ScreenShot001

Para acessar diretamente o "Torrent Finder: http://torrent-finder.com/

Existem vários programas que baixam arquivos por torrents: meu preferido: uTorrent.

http://www.utorrent.com/?client=utorrent200B

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos Relacionados

Blog Widget by LinkWithin